domingo, 20 de setembro de 2009

O que é planejar?

Através da leitura do texto: “Planejamento: em busca de caminhos” (RODRIGUES, 2001) realizei uma reflexão articulando as experiências escolares com os apontamentos da autora.
Para realizar a atividade a professora Luciane, de uma turma do 3º ano, das séries iniciais, gentilmente, cedeu-me seu Diário de Classe.
Em relação à experiência relatada pela autora no início do texto e a prática docente cotidiana, as respostas foram de acordo com depoimento da professora da classe e diálogos com outros profissionais de setores.
No início de cada ano letivo, nos primeiros quinze dias é feito uma revisão dos conteúdos trabalhados no ano anterior seguindo algumas orientações do setor pedagógico. O planejamento que é realizado para um ano é o mesmo utilizado no ano seguinte. Mas, nem sempre é possível seguir exatamente o que foi planejado para o dia, semana ou trimestre. As professoras do CAT conversam entre si para refazer certos ajustes que não trouxeram o resultado esperado para uma determinada turma, por exemplo, se alguns alunos de uma determinada turma do mesmo ano, não foram alfabetizados. Após o diagnóstico, estratégias de inovação são acrescentadas à metodologia de ensino.
Os recursos mais utilizados são: giz, apagador e nos trabalhos em grupos, quando envolve atividades práticas, as crianças trazem o material de casa, como: cartolina, lápis de cor e cera, materiais recicláveis.

Elaborei cinco perguntas que considero importantes para fundamentar o planejamento de ensino:
1) Como estimular meus alunos que aprendam a ler de modo reflexivo?
2) De que maneira poderei incentivar o meu aluno a criar habilidades de interpretação autônoma através da matemática?
3) Como despertar no aluno o gosto pela pesquisa?
4) De que forma poderei incentivar a criatividade e aprendizagem das crianças através do lúdico?
5) Como estimular a aprendizagem significativa através de projetos?

Enfim, é fundamental que o profissional registre os acontecimentos ocorridos no cotidiano escolar, bem como as práticas docentes, pois segundo Rodrigues, “planejar é a constante busca de aliar o "para quê" ao "como", através da qual a observação criteriosa e investigativa torna-se, também, elemento indissociável do processo”.

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Você fala em sua postagem sobre a importância do planejamento. O que mais você diria ou apresentaria para sustentar a sua argumentação? Abraços

Marta Cruz disse...

É preciso deixar claro em nossos planejamentos as intenções referentes às aprendizagens que se almeja que os alunos construam com temas que possibilitem a interdisciplinaridade relacionando-os com outras áreas do conhecimento. Não se pode pensar somente em trabalhar os conteúdos previstos para a uma determinada série, mas de planejar na “constante busca de aliar o "para quê" ao "como", através da qual a observação criteriosa e investigativa torna-se, também, elemento indissociável do processo (RODRIGUES, 2001)”.