domingo, 11 de outubro de 2009

Projeto de Aprendizagem

Para a interdisciplina do Seminário Integrador VII, em grupo, desenvolvemos um Projeto de Aprendizagem tendo como pergunta norteadora: “Quais os Métodos de Alfabetização? Existe um método mais eficaz?” Então nos engajamos no trabalho do processo um dos pressupostos do PAs. Para tanto, partimos de perguntas, que na aula presencial elaboramos de acordo com nossos anseios, curiosidades que necessitavam respostas. Organizamos nossa tabela de “Dúvidas Temporárias e Certezas Provisórias” no sentido de orientar as buscas; questionários para o trabalho de campo; referencial teórico necessário para dar sustentação ao nosso projeto e por fim, criamos na aula presencial, com a Professora Luciane, nosso Mapa Conceitual para evidenciar as redes de conceitos abordados nos textos.
Colaborei em etapas como nas Dúvidas, por exemplo: Uma das questões que sugeri: A utilização do computador por crianças de 3 a 5 anos é um meio de acesso ao letramento? Nas Certezas procurei responder ao seguinte questionamento da colega Ivete: “Como os pais podem colaborar na alfabetização?”
Os pais podem propiciar a criança o contato com material cultural, pois ao perceber seu uso pelos familiares a criança chega à escola com noções da língua escrita. O professor ao identificar essas aptidões adquiridas ( letramento) pode trabalhar criando um ambiente propício para a aprendizagem.
Para o trabalho de campo entrevistei profissionais da escola onde trabalho que responderam a perguntas relacionadas a alfabetização como: Podemos dizer que existe um método eficaz de alfabetização?
Minha participação na conclusão do PA: Alfabetização é um processo que vai além do decifrar códigos alfabéticos e numéricos, tendo como principal objetivo conduzir o alfabetizando ao letramento, esse que não vise somente à alfabetização e promoção da escola, mas sim a “socialização através de práticas do uso da leitura e da escrita”, que considere as experiências cotidianas e as diferenças dos grupos de pertencimento de seus alunos.
De acordo com as pesquisas realizadas, bem como textos referentes as assunto conclui-se que não se trata exclusivamente da eficácia do método para garantir a alfabetização. Pois, o método em si não garante aprendizagem, mas a preparação adequada do professor capaz de utilizar estratégias, criando um ambiente de motivação, são fatores determinantes no processo. Segundo Hara (1992), “não é o método que se elege que promove a alfabetização, mas é todo um conjunto de conhecimentos e a postura intelectual que adotamos com relação aos sujeitos e ao objeto da aprendizagem”.
O projeto na integra consta na Lista de Links:
Projeto de Alfabetização

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

O trabalho de vocês ficou ótimo... o assunto inesgotável, digno de muita discussão... Após todo o relato, gostaria de saber a sua opinião, não do grupo. Existe um método de alfabetização mais eficaz? Abraços

Marta Cruz disse...

Tutora Patrícia,
A minha opinião é a que postei no parágrafo referente à “Minha participação na conclusão do PA”, pois na conclusão final do PA, cada integrante elaborou a sua conclusão final de acordo com as aprendizagens no percurso do PA. Abraços