domingo, 7 de novembro de 2010

Eixo VIII
Nos referencias teóricos disponíveis no Pbworks de Estágio, na interdisciplina Seminário Integrado VIII: Docência de 0 - 6 anos percebo agora que não explorei o material como deveria quando da época do estágio obrigatório. Encontrei material com atividades de matemática que estou utilizando com a pesquisa para o TCC.
Fez parte da metodologia a observação do desenvolvimento de certas habilidades através de atividades que contemplaram conceitos matemáticos como: contar e fazer cálculos matemáticos por meio de situações-problema; reconhecimento e resolução de questões relacionadas a circunstâncias dos cotidianos dos alunos, como por exemplo:
O álbum completo terá 60 figurinhas. Já possuo 43. Quantas faltam?
Cada maçã custa 35 centavos. Quanto pagarei por seis maçãs?

Nestas questões que envolviam a propriedade distributiva, houve um pouco de demora, então sugerimos que os tivessem dúvidas que desenhassem as maçãs com seu respectivo preço de venda, que pensassem nos momentos em que realizavam as compras como à senhora do supermercado no jogo on-line. E falamos a eles: o cálculo serve para que vocês saibam quanto vão gastar, e o aluno R. complementou a explicação “e para saber se estamos recebendo o troco direito quando a gente vai comprar alguma coisa no mercado”. Neste contexto os PCNs vêm contribuir

Por meio dos jogos as crianças não apenas vivenciam situações que se repetem, mas aprendem a lidar com símbolos e a pensar por analogia (jogos simbólicos): os significados das coisas passam a ser imaginados por elas. Ao criarem essas analogias, tornam-se produtoras de linguagens, criadoras de convenções, capacitando-se para se submeterem a regras e dar explicações. (MEC, 1997 a, p. 19)
Então, buscaram a resolução das questões onde o produto 0,35 x 6 foi substituído pela soma dos produtos e o produto 5 x 1,7 foi desmembrado em somas, onde cada um resolveu a sua maneira, somando em parcelas e depois os totais, mas chegando as respostas corretas.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Muito legal! Os PCNs contribum muito! =) Na matemática o ideal é trazer exercícios e exemplos que eles possam relacionar com a realidade.