domingo, 4 de novembro de 2007

Novo enfoque no ensino de Artes nas Escolas

Com as leituras das temáticas 3 e 4, o Bloco l, participação no Fórum de Trocas Reflexivas, bem como os depoimentos dos colegas e os esclarecimentos da prof.ª Rejane contribuíram para construção de uma nova visão de como o ensino da Arte deve ser trabalhado em nossas escolas, ou seja, o enfoque deve privilegiar diferentes culturas. E a partir de questionamentos sobre o tipo de artes que está sendo praticado e diálogos é que podemos reivindicar mudanças significativas.
Depoimento no Fórum - (2007-10-20 15:19:41) MARTA CRUZ : São muitos os desafios a serem superados, primeiro é necessário estabelecer o diálogo nas escolas e colocar em pauta o tema, para que se consiga discutir os preconceitos que permeiam o ensino de Artes, bem como buscar conhecimento tanto teórico como prático. Na semana farroupilha foi organizada uma gincana na escola. Uma das tarefas foi caracterizar o mais belo casal de gaúcho e prenda, onde integrantes de cada equipe deveria utilizar somente material reciclável e criatividade na confecção da roupa. Os jurados deveriam levar em consideração a criatividade, originalidade e o material descartável. Os alunos utilizaram para a confecção do traje de gaúcho e de prenda: jornal, tampa de garrafas, câmara de pneus, latas de alumínio, papelão, papel TNT (tecido não tecido) e outros. Eu participei como jurado e observei que a criatividade foi preponderante, quando se dá oportunidades aos alunos, eles demonstram que tem capacidade para criar, bem como diz Fernando Hernández (2000, p.136) \'Uma cultura visual existe ao mesmo tempo dentro e fora de cada um. Vem daí a necessidade da aproximação à existência material dos objetos e ao seu impacto a recepção ótica, cognitiva e emocional\'.

Nenhum comentário: