domingo, 18 de novembro de 2007

A Mídia e sua influência

Trabalhamos o texto - Por que você ouve tanta porcaria? Publicado na Revista Aplauso no ano de 2000, onde os depoimentos de profissionais da área de grandes empresas do ramo da comunicação contribuíram para uma reflexão sobre o poder que a mídia exerce, não só nos gostos musicais, como também no modo de se vestir e comportamento das crianças. É possível averiguar essa influência, por exemplo: o conjunto musical os Rebeldes, além de possuírem os CDs, se vestirem como eles, as crianças trocam figurinhas, adquirem as bonecas, e materiais escolares com as imagens impressas dos integrantes do conjunto. A influência da mídia já havia sido levantada através de uma pesquisa realizada anteriormente na atividade musica_e_midia_musica.b.doc onde fiz um levantamento em loja de CDs do centro de Porto Alegre, no “shoping” Rua da Praia, foi possível constatar que as músicas mais vendidas são as que compõe os CDs de novelas, portanto os que estão na mídia. É preciso incentivar e estimular o gosto musical das crianças com inovações, resgatando assim a beleza estética.
Depoimentos no Fórum:

12/11/2007 23:38:33
MARTA CRUZ
Não é preciso ter um conhecimento musical para identificar se um artista consegue cantar dentro do tom ou se é desafinado, isso soa mal ao ouvido, ou se a letra traz algum significado, se tem rimas ou sentido o que seria o suficiente para identificarmos uma porcaria? Mas como é possível concluir através do texto e dos depoimentos dos profissionais da área, elas são impostas pela mídia fazendo com que, em certas ocasiões, nos submetamos a ouvi-las. Ainda bem que temos a opções de escolher o que melhor se adapta ao nosso gosto musical. Muitas pessoas no Brasil têm acesso a canais de entretenimento, somente através de rádio e/ou televisão, pois a falta de cultura e acesso a outras possibilidades de comunicação as impossibilitam de uma melhor compreensão do processo de massificação em que estão submetidos. Segundo Theodor W. Adorno em Dialética do Esclarecimento – A Indústria Cultural serve de instrumento de dominação, ocasionando na sociedade o processo de alienação. Este processo atinge múltiplos campos da vida humana, inclusive momentos de lazer que a música pode proporcionar, em fim, as porcarias fazem parte desse contexto em que estamos inseridos.

18/11/2007 14:27:03
MARTA CRUZ
Assim como os colegas de grupo, também tenho a preocupação de despertar e influenciar o gosto musical das crianças nas escolas, tanto que, através do incentivo dessa interdisciplina, fiz a matrícula no curso de música a distância do Centro de Artes Educação Física - CAEF.No primeiro encontro presencial a profª Clarissa nos disse que é possível trabalhar com os alunos músicas mais elaboradas, com letras criativas e que através de experiência em escolas públicas nos garantiu que há uma grande aceitação por parte das crianças. Será incluído na pauta: Onomatopéias, Piolho, Bichos do Presépio e outras. São de autoria de músicos formados pela UFRGS que fizeram uma produção independente, além do livro um CD. E com as indicações da profª Ana e um pouco de criatividade poderemos contribuir para resgatar a beleza estética da melodia e letra, como disse a Patrícia.

Nenhum comentário: