Reflexão Sobre Defesa da Síntese
Quanto à apresentação oral, embasei minha defesa em uma única experiência relacionando com as outras interdisciplinas em pequenos entrelaçamentos. Utilizei a experimentação de teatro que desenvolvi com uma turma da quarta série cedida pela professora da classe, na escola onde trabalho como Ag. Edu. Interação com o Educando.A primeira atividade que planejei e organizei, foi com uma caixa de surpresa contendo vários objetos, na segunda fase o exercício da aula presencial, Meia-meia lua. Foi devido a interação de todos que possibilitou um terceiro momento que não estava previsto.Essa fase não foi planejada, foi proposta pelos próprios alunos: divisão da turma em 3 grupos de 8 alunos, onde cada grupo com um objeto da caixa, também, improvisou uma cena.Esse terceiro momento foi propiciado através do jogo, ampliando as possibilidades proporcionando o alcance dos objetivos. A reação dos alunos no decorrer das atividades foi positiva, a improvisação de cenas fez com que aos poucos surgisse a espontaneidade em conseqüência uma boa resposta intuitiva.Tanto a caixa de surpresa, quanto o exercício meia – meia lua, bem como a atividade proposta pelos próprios alunos foi escolhida em virtude da descrição da turma, ou seja, trabalhar os pontos conflituosos e reforçar os pontos positivos com os seguintes objetivos:- Caixa de surpresas - Explorar a criatividade e imaginação, visto que os mesmos estimulam a afetividade e o gosto por contar histórias. Meia-meia Lua - Explorar coordenação motora e a expressão corporal proporcionando um maior contato e conhecimento entre eles.Utilizei a apresentação em PowerPoint com fotos e evolução da atividade com os alunos e seguinte defesa argumentativa:Justificativa – A escolha da experimentação de teatro deve-se ao fato de que houve uma receptividade significativa dos alunos onde:70% da turma tiveram ótima participação20% da turma boa participaçãoE apenas 10% tiveram participação mínima, mas mesmo assim com algum aproveitamento, pois todos participaram do trabalho.Isso leva a considerar o resultado como amplamente satisfatório, tendo em vista que nas aulas de educação física, por exemplo, onde envolve o jogo criando um ambiente lúdico, também, a participação não chega a esse percentual, principalmente as meninas ficam de fora, pois a atividade de pular corda já não atrai tanto nessa faixa etária entre 9 e 10 anos. Chegando a seguinte conclusão:
É importante a inclusão de atividades teatrais nas escolas para inovar, criando espaços mais atrativos para as crianças. E, o Teatro pode fazer parte desse processo, porque além de ser evidenciado na atividade realizada, aqui reforço com depoimentos de Ana Fuchs através de experiências, como sendo um importante instrumento na construção de conhecimentos.Com as aulas de teatro o objetivo não é formar profissionais, mas sim despertar no aluno o interresse por outras disciplinas.
As dúvidas que surgiram: deveria ter feito um comentário do apanhado geral de todas as disciplinas do semestre? Até havia elaborado um texto, mas o tempo foi curto, então me dediquei somente a esta atividade.Incluí a bibliografia no último slide da apresentação. Devemos colocar a bibliografia em qualquer tipo de trabalho?Esse tipo de argumentação é aceitável?
Um comentário:
Querida aluna Marta Cruz analisando sua “Reflexão Síntese” apresenta com muita propriedade o desenvolvendo de experiências adquiridas no Curso PEAD, com um grupo de alunos cedidos. Muito importante a oportunidade que foi sugerida na colaboração dos alunos, na aplicabilidade das atividades, que proporcionou o desenvolvimento de aspectos afetivos, cognitivos e psicomotores respeitando a espontaneidade e criatividade do educando. Concluindo como positiva a inclusão das Interdisciplinas na escola para inovações criativas e positivas. Pode-se sentir muito bem o processo problematizador. Quanto à pergunta para ser mais prático vou colocar um exemplo. “O educador progressista precisa estar convencido de suas conseqüências e o de ser trabalhado a partir de uma especialidade humana. O educador deve tratar bem o educando, querer o melhor para ele em seu bem-estar. Deve ter ética e respeito profissional com os educados e educadas. Assim, na Pedagogia da Autonomia, cada ensinamento foi utilizado por Paulo Freire em forma de repetição do ensino anterior, sempre acrescentando mais sobre sua metodologia para uma educação nova e renovadora. (Paulo Freire). Será que me fiz entender? Sugiro postar o seu texto “Reflexão Síntese” no bolg portfólio. Contamos com os valiosos registros de suas produções no decorrer do Curso. Um grande abraço, Professora: Geny Schwartz da Silva Tutora: Seminário Integrador IV PEAD/FACED/UFRGS
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