domingo, 8 de junho de 2008

Fórum de Estudos Sociais


A partir da proposta de discussão no fórum sobre planejamento e redes de aprendizagens em estudos sociais, entrou-se no tema inclusão social o que me fez despertar para uma das realidades vivenciadas na escola de um menino autista que hoje está cursando a quinta série. Seu comportamento apresenta melhoras significativas, em se tratando de afetividade e relacionamento com os colegas se comparado há dois anos, quando muito pouco se comunicava, mal dirigia o olhar e a palavra. Todavia, apresenta dificuldades no aprendizado, mas na hora da avaliação, os professores levam em consideração sua fala, expressão da linguagem oral, pois tem problemas de escrita. A disciplina que compreende e gosta é educação física. Hoje é um menino que se comunica e manifesta suas emoções, foi ao longo do tempo que se construiu sua adaptação, pode ser uma situação de deficiência de nível baixo se comparados com outros e lidar com casos mais graves são desafios a serem enfrentados. Sou a favor da inclusão social, mas existe uma divulgação na mídia em torno desse assunto que não condiz com a realidade, como já foi dito neste fórum, sobre a estrutura física das instituições e formação específica dos profissionais da educação.

Um comentário:

Geny disse...

Minha querida aluna Marta Cruz seus registros no portfólio são pertinentes, parabéns! Considere o portfólio uma fonte de consulta para prováveis trabalhos no decorrer do Curso.
Um grande abraço,
Professora: Geny Schwartz da Silva
Tutora: Seminário Integrador IV
PEAD/FACED/UFRGS