A atividade 5 da interdisciplina do Seminário Integrador proporcionou, além de uma nova visão a tomada de novas posturas, pois tanto a aula presencial, quanto as questões propostas para discussão no fórum, contribuíram para um novo posicionamento: como é importante criar situações desafiadoras para despertar a nossa consciência e das crianças que nos leve a reflexão e questionamentos sobre a realidade onde estamos inseridos. E formular perguntas é um recurso que pode ser explorado nesse sentido, então é o que tenho praticado com as crianças, minha prioridade passou a ser ouvir primeiro para depois questionar, e juntos chegarmos às respostas. Trago um exemplo:
Um aluno da terceira série perguntou-me se eu sabia soletrar a palavra constitucionalissimamente, e questionei: onde ouviu essa palavra? Ele respondeu que no programa “Soletrando”. Perguntei se sabia o significado e respondeu que não. Então sugeri que partíssemos do conhecimento da palavra constituir, e imediatamente pegou o dicionário e buscamos junto o significado: organizar, formar: constituir uma sociedade, um governo e chegamos então a palavra constituição. Depois comunicou a turma que havia aprendido palavras novas, imediatamente fizeram fila para apanhar o dicionário e buscar o significado das palavras constituir e constituição, como fez o colega. Observei que esse tipo de proposta desperta o interesse dos alunos colaborando para um envolvimento de ambas as partes.
Um aluno da terceira série perguntou-me se eu sabia soletrar a palavra constitucionalissimamente, e questionei: onde ouviu essa palavra? Ele respondeu que no programa “Soletrando”. Perguntei se sabia o significado e respondeu que não. Então sugeri que partíssemos do conhecimento da palavra constituir, e imediatamente pegou o dicionário e buscamos junto o significado: organizar, formar: constituir uma sociedade, um governo e chegamos então a palavra constituição. Depois comunicou a turma que havia aprendido palavras novas, imediatamente fizeram fila para apanhar o dicionário e buscar o significado das palavras constituir e constituição, como fez o colega. Observei que esse tipo de proposta desperta o interesse dos alunos colaborando para um envolvimento de ambas as partes.
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