domingo, 17 de maio de 2009

Método Clínico

Em aula anterior da disciplina desenvolvimento e aprendizagem Sob o enfoque da psicologia II, exploramos as características dos estádios do desenvolvimento da inteligência proposto por Piaget: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
A idade de uma pessoa não é critério suficiente para sabermos em que período do desenvolvimento intelectual uma criança se encontra, pois segundo Piaget, depende da experiência anterior em que o indivíduo for submetido, papel preponderante nesse aspecto é do meio social, que pode contribuir no avanço do processo ou retrocesso ou mesmo impedir o avanço na ordem de seqüência que é vivenciado por todos os indivíduos. Na aula seguinte, os conceitos de aprendizagem, desenvolvimento e estádios a partir da utilização da metodologia desenvolvida por Piaget, conhecida como método clínico piagetiano. Foi proposto que em grupo, aplicássemos uma das provas sugeridas:
Conservação da substância - Sólidos Descontínuos - Contas, Conservação da substância – Sólidos Contínuos - Massinha ou Conservação da substância – Líquido Contínuo. Optamos pelo Conservação da substância.
Quanto às intervenções, utilizamos algumas estratégias, como: utilização de meios que estimulassem o aluno como, por exemplo, um bombom, uma pergunta incentivadora no início do experimento, bem como utilização de palavras para facilitar a compreensão da pergunta pela criança, quando percebido a dificuldade de interpretação da mesma em relação à primeira pergunta sugerida no teste. Através do teste constatamos que o aluno está em um estádio transitório do pré-operatório para o operatório concreto, pois a criança evidenciou impressões de dúvidas em seus argumentos utilizando muitas respostas com palavras como “estou imaginando” e não sei.,uma classificação mental de quantidade de líquido no recipiente.

Nenhum comentário: