domingo, 18 de outubro de 2009

Contação de História

Práticas de Leitura, Escrita e Oralidade no contexto Social.

Convidei a aluna Brenda, 9 anos de idade, cursando a 3ª série, anos inicias do ensino fundamental na EEEM Alberto Torres, para contar uma história. Somente alguns momentos antes da gravação que ela ficou sabendo que teria a liberdade de escolher a história para contar, mas fez questão de arrumar o cabelo e passar batom antes. Então narrou o conto infantil “Chapeuzinho Vermelho” enquanto eu filmava.

Análise a partir do texto “Tem um monstro no meio da história (GURGEL, 2009)” e do vídeo “Pensamento infantil – A narrativa da criança”.
A menina demonstrou ter familiarização com os aspectos estruturais como: narrativa, marcadores de tempo e espaço e contextualização de situações. Seguiu a seqüência dos eventos e utilizou expressões faciais e corporais conforme a situação no desenrolar da história, por exemplo, gestos com as mãos como se estivesse batendo na porta; na passagem em que o lobo se veste com a roupa da vovozinha, faz gestos como se estivesse se vestindo. Além disso, tenta imitar a voz do lobo se passando por vovozinha e no diálogo final entre o lobo e o Chapeuzinho, imita a Chapeuzinho através da voz e expressões faciais.
Brenda não separa, ainda, totalmente a ficção de situações reais como é possível constatar no seguinte parágrafo: “Quando ele devorou a vovozinha! Ele se vestiu de vovozinha e ficou deitado na cama costurando”. Há uma referência a uma situação da vida real, onde se verifica a presença do sincretismo, ou seja, “a liberdade de associar elementos da realidade segundo critérios pessoais, pautados principalmente por afetividade, observação e imaginação”. Enfim, é importante o incentivo familiar ao discurso narrativo desde os primeiros anos de vida, seja através de relatos de situações cotidianas e ou histórias (textos literários lidos e contados). É através do estímulo que o adulto proporciona a criança, que esta vai aprendendo a separar experiências do cotidiano e o que está no plano da imaginação, como se constata no vídeo sobre o “Pensamento Infantil”. O adulto também servirá de modelo para a criança da forma de se comunicar, sendo a oralidade (...) “um dos principais motores do desenvolvimento na primeira infância e aspecto-chave da creche e da pré-escola”.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Oi Marta, como é importante o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança, pois é a partir desta construção que ela se inicia no discurso narrativo e que será a base para sua expressão oral. Concorda? Vamos conversando...