domingo, 28 de março de 2010

Arquiteturas

Na proposta da segunda atividade da interdisciplina Seminário Integrador, além de criarmos pgs. para a escola e a turma, também foi nos solicitado a abertura de uma página contemplando o esboço principal de uma ação ou arquitetura pedagógica planejada para o estágio. O planejamento de ações que nos conduzam a experiências inovadoras me reportou ao texto “Arquiteturas pedagógicas para educação a distância”. No texto fica claro que uma arquitetura não se confunde com posturas onde o professor é detentor da verdade, e o aluno uma “tabula rasa”, situação essa, vivenciada em muitas instituições educacionais, com propostas de atividades, que na maioria das vezes, ficam restritas a sala de aula e a utilização do livro didático. Ao contrário, propõe uma dinâmica de troca de saberes, onde um aprende com o outro. Os Projetos de Aprendizagem que desenvolvemos ao longo do PEAD favorecem esse ambiente, foi o presenciamos na prática, agora teremos o desafio de por em prática com nossos alunos.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Marta fizeste colações muito precisas... é bem isso, vocês conhecem toda a teoria, agora é só aplicar, colocar em prática esses conhecimentos de maneiras criativas! Concordas?! Beijão