segunda-feira, 19 de abril de 2010

1ª aula


Estou entusiasmada com o início do estágio, são várias as novidades: conhecendo os 22 alunos da turma 41, quarta série, estudantes da EEEM Clotilde Cachapuz de Medeiros, elaborar planejamento semanal e fazendo novas amizades, com a professora da classe, que também é minha interlocutora, os professores de outras turmas e funcionários da escola.
Como parte de uma das atividades contempladas em meu primeiro planejamento semanal, solicitei aos alunos a dramatização da história “Na escuridão miserável” de autoria do escritor Fernando Sabino. Além de narrar o autor participa de um diálogo com a menina Tereza que trabalha em uma casa de família, já aos dez anos de idade. Enfim, o assunto chamou a atenção das crianças, pois temos na turma dois alunos que deram depoimentos de suas vidas em família. Segundo o menino, no turno inverso, é responsável pela limpeza de duas residências: casa da mãe e a casa do padrasto, pois o casal mora separado. A menina é responsável por dois irmãos mais novos e um subrino pequeno, além de aquecer a alimentação, leva o busca a criança na escolinha.
Dando prosseguimento a atividade, sorteei um dos grupos para a apresentação, no entanto após o encerramento, um aluno pediu para ler o texto em voz alta para a turma. Achamos por bem que lesse, mas demonstrou dificuldades na leitura, pontuação e pronúncias das palavras. Em vista disso, alguns colegas se manifestaram dizendo que deveria parar de ler, então solicitei que aguardassem até o final. Após o encerramento da leitura, questionei os alunos perguntando de que forma nós podemos aperfeiçoar a nossa leitura? E alguns responderam: lendo, e eu indaguei: - lendo o quê? E deram como resposta os textos dos livros. Essa situação me reportou a interdisciplina Linguagem e educação, o quanto é importante explorar diferentes portadores textuais, incentivando a leitura. Além disso, trazer para nossas aulas receitas, poemas, letras musicais, fábulas, lendas, histórias em quadrinhos. Segundo Iole M. Trindade, “ O letramento escolar, com a exploração das habilidades de leitura, escrita e oralidade, leva a produção de uma didática amparada em diferentes portadores e gêneros textuais”. Em virtude disso, naquele momento complementei: sim crianças, ler jornais, revistas, poesias, histórias, histórias em quadrinhos, textos na internet de boa qualidade, só assim podemos melhorar a leitura oral e escrita.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Muito bom Marta! Agora já tem mais uma sugestão para o seu projeto: rodinhas de leituras! é sempre bom né... Bjs