domingo, 18 de maio de 2008

Tempo e Espaço – Enfoque II


Construção da noção de tempo



Propus situações de noções de tempo e espaço para alunos de 8 e 9 anos, cursando a 2ª e 3ª séries do ens. fundamental. Uma das atividades envolvia quantificação de duração de tempo. Conversei com os alunos sobre as tarefas realizadas durante o período escolar, desde a hora da entrada até a hora da saída, o assunto se referia ao dia anterior de aula. Iniciei fazendo várias perguntas.
A maioria das crianças esta no estagio intuitivo, somente duas das nove estão passando para o estágio operatório de noção de tempo.
"F" e "M" fizeram a linha de tempo desde a entrada até a saída e os outros eu não forcei visto que estavam com dificuldade para entender os intervalos. De acordo com o texto o processo de noção de tempo se faz por etapas e estas devem der trabalhadas de acordo com o domínio das relações temporais em que os alunos se encontram, não devemos exigir soluções que estejam além do que os alunos possam dar, nem fornecer às crianças respostas prontas. Enfim, a construção das noções de tempo e espaço é gradual e há um logo caminho a ser percorrido pela criança, e este se dá paralelamente ao processo de descentração e com a própria socialização.

Nenhum comentário: