domingo, 12 de outubro de 2008

A Educação Básica no Brasil

Para elaborarmos a atividade sobre o tema “A educação básica no Brasil” construímos uma linha de tempo contemplando questões relativas as Constituições Federais de 1934, 1937, 1946, 1967 e 1988, para tanto criamos um grupo com o nome “As Constituições Federais” .
Em relação aos recursos destinados foi possível inferir que as Constituições de 1937 e a de 1967 não contemplam as despesas com a educação. As mesmas são elaboradas em períodos ditatoriais, ou seja, a de 37 foi criada para dar sustentação ao governo fornecendo condições para Implantar o “Estado Novo” através de um golpe de estado, garantindo centralização política e administrativa impondo-se ao federalismo. Ao mesmo tempo, que incentiva a criação de institutos para a formação profissional, visto a necessidade de trabalhadores no mercado, não assume compromissos com os gastos, bem como os educadores que atuam nesse período têm de agir em conformidade com as determinações do novo regime colaborando, principalmente, na nacionalização do país.
A Constituição de 1967 foi elaborada após o Golpe Militar de 1964 que suprimiu os gastos com a educação constantes na constituição de 1946 onde as três esferas tinham obrigações, cabendo a União 10%, Estados e municípios 20% de suas arrecadações com impostos. Há semelhanças na utilização da educação como instrumento eficaz de modernização da economia, como diz Guacira Louro: “Como no Estado Novo (Escola Nova) também se salienta o caráter técnico da educação, tentando dar uma aparência apolítica.”

Nenhum comentário: