domingo, 5 de outubro de 2008

Projeto de Aprendizagem

Através da realização da atividade da interdisciplina de Gestão do ensino fundamental, onde respondemos as questões referentes a Concepções e Normas de Currículo e de avaliação tendo como referencial o Projeto Político Pedagógico de nossas escolas, de acordo com os textos referentes ao assunto e a realidade escolar, observa-se a necessidade de certos ajustes ( flexibilização ) nos sistemas de avaliação, sobretudo onde se adota o sistema de organização curricular seriado. E dentro desse contexto, acredito que há a possibilidade de, sugerirmos a implementação do nosso projeto sobre “Plantas Medicinais” nas escolas.
É possível conseguirmos apoio da direção e outros segmentos, desde que consigamos boas evidências teóricas que nos dê sustentação argumentativa na importância de se pôr em prática, por exemplo, do ponto de vista de currículo, é uma experiência de conhecimento, uma forma de o aluno perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, uma alternativa complementar de avaliação dos alunos que se engajarem no projeto.
Nesse sentido, de acordo com Maria Beatriz Gomes da Silva, “é preciso fundamentar a concepção de conhecimento e a proposta curricular numa epistemologia que considera o conhecimento como uma construção sócio-interativa que ocorre na escola e em outras instituições e espaços sociais.” Nesse aspecto, é possível o envolvimento de turmas de séries diferentes proporcionando maior autonomia e interação entre os alunos.
Em relação a implementação, em algumas escolas a alegação pode estar relacionada à falta de um espaço terrestre para a viabilização, nesse caso existe a possibilidade de se fazer uso de garrafas Pet suspensas por pequenos arames em ripas de madeiras. Em outras, a alegação pode estar relacionada à falta de pessoal responsável pela horta nas férias, aí cabe a nós argumentações no sentido de convencer os funcionários das secretarias das escolas da importância do projeto, pois estes continuam prestando serviço à comunidade mesmo em época de férias. Em outras instituições há guardas residentes que poderiam colaborar no período de férias para a conservação da horta. Enfim, há outras sugestões que poderiam levar ao envolvimento toda a comunidade.

Nenhum comentário: