domingo, 28 de setembro de 2008

Gincana Farroupilha

Uma opção de trabalhar a interdisciplinaridade contemplando a flexibilização curricular prevista na LDB: por exemplo, no período de 15 a 19 de setembro de 2008, foi realizado na Escola a “II Gincana Farroupilha” que contou com a participação dos alunos, pais, professores e funcionários. A Gincana foi organizada com o objetivo de integração envolvendo alunos de turmas diferentes do ensino Fundamental e Médio e toda a comunidade escolar. As tarefas foram expostas em um mural para as que todos os integrantes acompanhassem o andamento das atividades propostas. Com a “Tarefa Solidária” as equipes arrecadaram alimentos não perecíveis para a merenda escolar como: feijão, arroz, açúcar, achocolatados, óleo, biscoito etc. A solidariedade da comunidade teve papel fundamental na realização dessa tarefa, pois a quantidade esperada de arrecadação superou a expectativa. Já na confecção de uma lixeira de tonel, com a cor de cada equipe, houve muita criatividade, alguns tonéis foram muito bem confeccionados e bem coloridos. Havia falta de lixeiras no pátio e nos corredores, o que implicava em muita sujeira nas dependências da escola e muito trabalho de limpeza. Hoje as lixeiras estão distribuídas pelos corredores da escola, além de conservar o ambiente mais limpo está colaborando na educação dos alunos, pois estão utilizando os recipientes devidamente. Também foram confeccionados bancos com o reaproveitamento de cadeiras danificadas fornecidas pela escola, nessa atividade cada equipe contou com a presença e participação de um pai de aluno. Os bancos foram decorados com as cores das equipes, mapa e símbolos do Rio Grande do Sul. Atualmente os bancos estão expostos no saguão da escola para uso dos alunos enquanto aguardam os pais. Também, cada equipe fez um bolo com mais de um metro de comprimento, onde valia a criatividade para decoração contemplando símbolos e cores do Estado. Os bolos foram distribuídos na hora da merenda para as crianças e contou com a participação de pais para ajudar na distribuição. Enfim, essa experiência oportunizou, além do aprendizado sobre nossa história, um momento de culto as tradições gaúchas, solidariedade, criatividade, e integração de toda a comunidade escolar utilizando outros espaços da escola além da sala de aula. Além disso, foi uma experiência marcada também pela ludicidade, pois proporcionou um clima de desafio para os alunos ao cumprirem as tarefas solicitadas, segundo Negrine (2000), “além de seu modus vivendi lúdico, a criança também realiza atividades que não se constituem como sistemas lúdicos independentes: "Pensamos que a atividade que a criança executa como exercício pode ter diferentes finalidades, como por exemplo: servir como reforço às habilidades já adquiridas; imitar aquilo que o outro realiza; testar suas habilidades ou adquirir novas; atrair os outros para a atividade que realiza" (p.19). Precisamos inovar criando, nas escolas, espaços mais atrativos para as crianças e proporcionar situações para que os alunos se sintam sujeitos do processo de aprendizagem, proporcionar, atividades cooperativas em equipes, como estou vivenciando no PEAD. Destaco a realização dos projetos de aprendizagem das Interdisciplinas Seminário Integrador e Psicologia da Vida Adulta onde a interdisciplinaridade tem exercido papel fundamental para alcance dos objetivos.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Marta desejamos que o grupo consiga implantar o Projeto “Plantas Medicinais” na escola. Percebo que você está preparada com argumentações, o caminho é esse mesmo. A idéia de pedir apoio aos alunos à comunidade é excelente. Também procurar fazer parceria com a Diretoria de Círculo de Pais e Mestres, na maioria das vezes é muito produtivo. Parabéns pela iniciativa.
Um grande abr@ço,
Professora: Geny Schwartz da Silva
Tutora seminário integrador
PEAD/FACED/UFRGS