domingo, 14 de junho de 2009

Mapas Conceituais





Na aula presencial, dia 02/06/09 da interdisciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II, em grupo construímos um mapa conceitual sobre alguns conceitos da teoria piagetiana tais como: Ação Acomodação, Adaptação, Aprendizagem, Assimilação, Classificação, Conservação, Construção , Desenvolvimento, Equilibração, Equilíbrio, Esquema, Estádio, Estrutura, Inteligência, Interação, Operação, Operatório concreto. Operatório Formal, Representação, Pré-operatório, Reversibilidade, Sensório-motor, Seriação, Transformação.
Como orientação inicial para o trabalho com os mapas conceituais a cada grupo foi distribuído uma lista de palavras-chave para ajudar na construção da resposta da pergunta inicial. Essa orientação estava baseada em duas regras básicas. A primeira era a de que sempre deveria haver um verbo – conjugado corretamente – na ligação entre as duas palavras-chave (conceitos). A segunda era que todo conjunto Conceito um – Frase de Ligação – Conceito dois formasse uma sentença completa e que fizesse sentido sozinha.

Foi um desafio rico, precisamos treinar para que mais tarde venha a ser um instrumento de trabalho nas escolas, pois segundo Joseph Novak ( seu criador) é uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento. Na próxima versão faremos as complementações sugeridas pela professora.


Componentes do Grupo:
Andréia Mancuso , Marta
Dania, Magdalena
Darlene, Rosali
Ivete, Vera Prates
Jane

http://www.cinted.ufrgs.br/renote/dez2006/artigosrenote/25064.pdf

Nenhum comentário: