domingo, 28 de junho de 2009

Relações entre os textos de Kant e Adorno


Para a interdisciplina de Filosofia estamos desenvolvendo uma atividade em dupla em três etapas. Na primeira elaboramos duas perguntas relacionando os textos de Kant e Adorno e enviamos para a nossa colega de dupla, na segunda etapa elaboramos um texto incluindo as duas perguntas e as respostas às mesmas. Aqui postos as respostas propostas pela minha colega Nara Regina:
“O homem é a única criatura que precisa ser educada. Por educação entende-se o cuidado de sua infância (a conservação, o trato), a disciplina e a instrução com a formação. Conseqüentemente, o homem é infante, educando e discípulo.”O homem é o único ser que necessita de cuidados por isso a necessidade educacional. Aos pais cabe a educação familiar, disciplinar e impor limites a seus filhos e a educação escolar cabe a responsabilidade de formar o homem para cidadania. A educação só pode ser transmitida por outros homens que seriam os responsáveis para transformar a “animalidade em humanidade”, pois é através da razão que o homem pode sair desse estado bruto para a pratica do bem, distinguir se “uma coisa será boa ou má”. A educação para Adorno deve ser voltada para a prevenção da barbárie nazista através da não repressão do medo, mas para o esclarecimento e emancipação individual, ou seja, uma educação de pleno sentido para a auto-reflexão. Que o sujeito saiba pensar, refletir sobre os motivos que levaram ao horror.
Para a “desbarbarização do campo”, sendo um dos mais importantes objetivos educacionais, além da educação básica, sugere programas de televisão e a criação de equipes de voluntários e grupos educacionais para ensinamentos “que visem ao preenchimento das lacunas mais ameaçadoras”. Enfim, um homem sem educação é um bárbaro capaz de cometer atrocidades como a de Auschwitz. Portanto, a importância do cuidado com a infância. Segundo Adorno, é preciso criar medidas preventivas contra atrocidades como a de Auschwitz “primeiro, a educação infantil, sobretudo na primeira infância” pois é na primeira infância, entre três a seis anos de idade, de acordo com estudos, a fase em que se estabelece a base para todas as aprendizagens humanas e relações sociais, mas nesta etapa, além da escola a família deve participar.
Conforme Kant, quanto o cuidado com a infância, deve ser submetido a regras que impõe limites à criança, por exemplo, o constrangimento imposto tem por objetivo prepará-la para ser livre no futuro dispensando os “cuidados de outrem”. Essas medidas são necessárias, pois ao se tornar adulto precisa ser independente dos pais, ou seja, providenciar seu próprio sustento, principalmente os ricos e os filhos dos príncipes. Mas, os planos para a arte de educar deve seguir “ um princípio da pedagogia: não se deve educar as crianças segundo o presente estado da espécie humana, mas segundo um estado melhor, possível no futuro, isto é, segundo a idéia de humanidade e da sua inteira destinação” para que a ciência ocupe o lugar do mecanicismo evitando assim, que uma geração destrua o que a geração anterior construiu.
Por essas razões, tanto Kant como Adorno veem a educação em seu pleno sentido moral se voltada para uma reflexão crítica.

Nenhum comentário: