domingo, 22 de novembro de 2009

Teses sobre PA

Na interdisciplina do Seminário Integrador realizamos a partir de “teses” ( afirmações) que foram elaboradas na atividade “preparando a atividade 5” uma tabela onde expressamos nossas posições sobre as afirmações selecionadas.
Para cada tese teríamos que optar por uma das posições: “Concordo”, “Discordo” ou “Não sei decidir”. Após a escolha deveríamos buscar elementos e argumentos para reforçar nossos posicionamentos.

Tese 2 - “Desenvolver um PA sozinho é interessante, pois assim podemos ir mais rápido e cumprir mais cedo a nossa atividade, evita brigas e desentendimentos”.
Discordo. Como seria possível estabelecer um clima de trocas de saberes onde um aprenda com o outro? A construção de PA individual não significa que poderemos ir mais rápido, ao contrário poderemos demorar mais, isso está diretamente relacionado ao envolvimento de cada um no projeto. Quanto à diversidade de pensamentos às vezes pode ocorrer algumas discordâncias, mas estas acabam sendo positivas à medida que vamos aceitando as colocações de nossos colegas, pois segundo Maturana, na Objetividade-entre-parênteses é a aceitação de que há muitas verdades dependendo de quem observa. Pessoas pensam e divergem muitas vezes sobre um mesmo tema ou de um mesmo filme, por exemplo, na elaboração de um de nossos PA houve algumas divergências como podem ser constatadas nas postagens do Fórum aberto Grupo 1 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Na colaboração individualista nós construímos um PA em equipe.
Tese 7 -"O PA é uma proposta que não deve ser desenvolvida com crianças, pois estas têm dificuldades de perguntar e não têm estrutura cognitiva para entender a proposta".
Discordo. Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo do sujeito passa por estágios, papel preponderante nesse aspecto é do meio social, que pode contribuir no avanço do processo, mas depende da experiência em que o indivíduo é submetido. E para que ocorra o desenvolvimento das estruturas cognitivas a ação exerce papel fundamental, mas ação essa, que parta das necessidades. Na teoria piagetiana a ação assimiladora busca promover uma necessidade de origem endógena, e “os novos elementos a serem assimilados constituem-se na novidade que obriga o sujeito a realizar acomodações das estruturas já existentes”. No período pré-operatório que vai de 2 aos 7 anos a linguagem está atrelado ao desenvolvimento da inteligência, por isso é importante respeitar as especificidades das idades ao desenvolver um PA com crianças, instituir como foi abordado no filme “Bruxa Onilda”, processos gerais como o lúdico, o afeto, a fantasia, a linguagem, o imaginário, ou seja, vincular a dimensão do conhecimento.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Com certeza Marta, inclusive, em ralação a tese 7, temos vários exemplos das próprias alunas do PEAD que desenvolveram PAs com seus alunos. Teria algo mais para contibuir sobre as teses? Bjs