domingo, 1 de novembro de 2009

Plano de Aula

Para contemplar a atividade proposta pela interdisciplina Linguagem e Educação referente a elaboração de uma primeira versão de um plano de aula para um dia letivo, para minha temática focalizada, optei pelo “Trabalho infantil”. Temos crianças que chegam atrasadas na escola, então procuro saber o motivo pelo atraso, algumas justificam alegando que antes de sair tiveram que dar banho no irmão mais novo e levar para escolinha, ou arrumar a casa e aquecer a refeição antes de sair.
Nível/ Etapa de Ensino: 3ª série, Ensino Fundamental.
Justificativa: Em nossa escola convivemos com uma realidade onde alguns alunos, ainda na infância, vivem ou têm responsabilidades de adultos cuidando se seus irmãos mais novos ou responsáveis pelas atividades domésticas enquanto os pais trabalham. Esse quadro às vezes implica na falta de tempo para os estudos ou desistência da escola.
Para contemplar o assunto escolhi o texto “Na escuridão miserável” de autoria do escritor Fernando Sabino. Segundo, BETOLILA; SOARES, 2007 (...) "Assim, para a inserção plena da criança no mundo da escrita, é fundamental que alfabetização e letramento sejam processos simultâneos e indissociáveis". É preciso utilizar temas que fazem parte da realidade dos alunos, além disso, utilizar jogos, exercícios sobre as diferentes linguagens e a sistematização na construção de novos conceitos para que ele venha a compeender para que serve a lingua escrita e se servir dela.
Objetivo:
- Levar o aluno a uma reflexão sobre o trabalho na infância.
- ativar o conhecimento prévio em torno do tipo de texto;
- identificar elementos da situação de produção;
- localizar informações no texto;
- analisar efeito da pontuação empregada;
- identificar recursos para reprodução da linguagem oral;
- reconhecer trecho descritivo.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Marta gostei muito da sua postagem e suas reflexões. Infelizmente o "trabalho infantil" é uma realidade em muitos lares. Famílias sem estrutura precisam da ajuda dos filhos maiores para atividades domésticas, e os estudos acabam ficando em segundo plano. Neste sentido, qual o papel da escola?? Abraços