quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Teses

Acrescento complementação da atividade referente às “teses” e aos comentários.
Acredito que tese 7 tenha sido pensada sobre aprendizagem de crianças bem pequenas e da educação infantil, pois sabemos que crianças acima dos sete anos de idade já estão na fase que Piaget denomina de Período das operações concretas, onde já coordenam pontos de vistas dos outros e interiorizam as ações, claro que, embora consigam realizar operações mentalmente, estas se referem a “situações e objetos passiveis de serem manipuladas ou imaginadas de forma concreta". E nesta fase as crianças fazem muitas perguntas, inclusive dão sugestões e opiniões sobre determinados assuntos. Outra tese é referente ao pergunta norteadora e seu papel organizador – "determinar a questão norteadora, significa definir qual o caminho de pesquisa e investigação a seguir. Poder-se-ia criar um roteiro de reflexões para melhor refinar a linha de investigação nos PAs."
A pergunta norteadora deve partir das dúvidas, das curiosidades dos alunos, por esse motivo seria importante levantar questões sugeridas eles. Foi o que fizemos na realização de nossos projetos, a partir das aulas presenciais formamos os grupos e criamos os nomes. Partimos de perguntas de acordo com nossos anseios, curiosidades e necessidade ao encontro de respostas, e para tanto buscamos argumentação teórica nas disciplinas do semestre, (...) trata-se de defini-lo em relação às demandas que os alunos propõem. Nesse sentido, leva-se em conta uma organização curricular baseada nos interesses dos estudantes (Hernández e Sancho, 1989). Enfim, as teses foram um excelente meio para reflexão sobre os Pas.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Realmente Mara, as teses foram um excelente meio para reflexão sobre os Pas. O que mais poderia nos trazer sobre assunto? Abraços