quarta-feira, 2 de junho de 2010


Como os alunos já haviam pesquisado e trabalhado os conteúdos em sala de aula referente a água, além da elaboração dos cartazes e do folheto sobre as atitudes para economizar água, construíram as maquetes sobre um assunto específico, por exemplo: Tratamento da água, Ciclos da água, Propriedades da água, Quantidade de água existente no planeta, Estados físicos da água, Processos de tratamento da água etc. Os trabalhos ficarão expostos até o 5 de junho, dia mundial do meio ambiente. A Natani representou as porcentagens da quantidade (formas) da água no planeta, através de um gráfico circular, Maria Luíza com um gráfico de colunas, construídos com caixinhas, e o aluno João através de um mapa mundial com materiais em relevo localizando estas regiões que demonstram os locais e formas da água. Utilizaram garrafas PET, isopor e caixas de papelão entre outros materiais.
Os trabalhos ficaram muitos bons, também fiz a filmagem das explicações dos alunos de como acontece os procedimentos representados em suas maquetes, pois nessa semana eles farão isso para as outras turmas. No entanto, apesar do resultado positivo, o tema água poderia ser mais explorado como em centros de interresse que faz uso da interdisciplinaridade para o desenvolvimento global, por exemplo: A água e Eu - conteúdo conceitual – subtema: quem sou eu, pois conforme Nora Cecília Bocaccio Cinel - Especialista em Lingüística e em Supervisão de Sistemas Educacionais - os temas globais possibilitam aprendizagem em todas as áreas: cognitiva, afetiva, na área das habilidades e operações mentais. Essas áreas poderiam ser melhor trabalhadas, enfim por essas atividades desenvolvidas os alunos receberão notas como parte da avaliação trimestral em Ciencias e Estudos Sociais.


CINEL, Nora Cecília Bocaccio. Centros de Interesse: estratégia utiliza multidisciplinaridade para o desenvolvimento global. Revista do Professor, Porto Alegre, n. 78, ano 20, p. 32- 36, abr./jun. 2004.Arquivo .pdf (6,13 MB). Disponível em (https://www.ead.ufrgs.br/rooda/rooda.php) acesso 02/06/2010.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Marta,

Que ótimo trabalho querida! Para a próxima semana aguardo a seguinte reflexão:

Será que estamos preparados para ensinar os nossos alunos em educação ambiental? Que ações dentro dentro da sala de aula revelam esse olhar para educação ambiental?

Abraços