terça-feira, 25 de maio de 2010

Na revisão do conteúdo de matemática fizemos grupinhos com os alunos que tem maiores dificuldades com as quatro operações, pois na quarta-feira serão submetidos à avaliação trimestral ( normas da escola). Para explicar as etapas da divisão, em contas armadas, utilizei exemplos de balas que seriam distribuídas, de lápis de cores, entre outros. Esse procedimento facilitou, pois a aluna M. H. quando questionada, onde se coloca o resultado da multiplicação da unidade do quociente pelo divisor? Qual é o próximo passo? Já sabia responder. A idade dos alunos fica entre 9 e 14 anos, ou seja, alguns são repetentes. Também, reforcei a importância de sabermos a tabuada e passei estratégias para se chegar a resultados da multiplicação, mas deixei claro que essas estratégias nos tomam tempo. Eles estão acostumados com exercícios que contemplem soluções que foram previamente ensinadas, tanto que um colega quando auxilia o outro, pratica a mesma ação dando as respostas. Enfim, é preciso contemplar situações em que os alunos possam ser desafiados, que cometam equívocos. Segundo as operações de pensamento formuladas por Raths (1977) “(...) planejamento está fundamentado em objetivos que buscam ultrapassar a simples memorização, voltando-se para a mobilização de diferentes operações de pensamento”.Tanto que na próxima proposta iremos trabalhar com desafios de lógica e outros exercícios, onde os alunos possam estabelecer comparações e desenvolver estratégias para solução de problemas envolvendo situações do dia a dia.

Leitura das operações de pensamento formuladas por Raths (1977) Disponível (
http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo7/didatica/unidade3/discussao/unidade3_1.htm. Acesso 24/05/2010.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Ok Marta! Matemática não é fáil pra ninguém, e é bem importante o professor procurar alternativas para ajudar seus alunos, bem como você fez. Ótima aula e postagem reflexiva.

abraços