segunda-feira, 17 de maio de 2010

Dialogicidade - como prática da liberdade

Estamos desenvolvendo Projetos de Aprendizagens com a utilização do computador em ambiente da web, Pbworks para a escrita coletiva. Antes de irmos ao Laboratório de Informática, converso com a turma sobre o andamento dos PAs. Nesta proposta inovadora temos por objetivo que todos os alunos participem. A turma vinha utilizando o laboratório, com uso educacional, somente para pesquisas na internet, ou seja, para reforço de uma de um tema que foi trabalhado em sala de aula. Neste dia, além que conversarmos sobre o comportamento no laboratório, conversamos sobre os grupos formados e as questões norteadoras, pois tínhamos onze questões, dez computadores disponíveis e atualmente oito. Nesse diálogo uma aluna declarou não ter interrese em nenhum dos assuntos e estava se negando a participar dos PAs.
Entretanto, após ouvir suas argumentações, falei que já havia escolhido a pergunta “Por que os seres vivos morrem?” para investigar, e que procedendo assim, estaria se privando de aprender uma proposta diferente que poderia usar futuramente para investigar outros assuntos de seu interrese. Enfim, depois de muito diálogo, a aluna aceitou em participar, escolhendo outro assunto de sua preferência: “ Um tema relacionado pelo amor”. Incrementou bem sua página no laboratório e está investigando o assunto. Acredito que foi o privilegiado a dialogicidade que segundo Paulo Freire é a essência da educação como prática da liberdade, pois (...) “ninguém pode dizer a palavra verdadeira sozinho, ou dizê-la para os outros, num ato de prescrição, com o qual rouba aos demais”.
Enfim, não se pode concordar que alunos sejam excluídos do processo ensino-aprendizagem, uma questão social que deve ser combatida.


Referência
FREIRE, Paulo. A dialogicidade: essência da educação como prática de liberdade. In: ______. Pedagogia do oprimido. 21. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993. p. 77-120.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Marta, ótima postagem, trouxeste teoria com prática, portanto não é necessário que refaças na semana que vem, certo?

abraços