Retomo a justificativa da escolha do tema central “Trabalho Infantil” realizada em postagem anterior : Temos alunos na turma que tem responsabilidades de adulto, além disso, esclarecer o conceito visto que a maioria das crianças entendia por trabalho infantil os trabalhos que realizam em sala de aula, também porque o tema propicia uma abordagem interdisciplinar. Essa aula iniciou com um texto “ Na escuridão dos Miseráveis” jogo, ilustrações em que os alunos desenharam a história, e na sistematização o poema e noções musicais. Essas etapas que foram desenvolvidas durante a semana. Conforme os objetivos específicos da poesia: proporcionar uma reflexão sobre a profissão de bailarina que tem início na infância e ativar o conhecimento prévio em torno do tipo de texto, à medida que fomos trabalhando o tema central, foi no registro dos sentimentos que cada integrante do grupo escreveu o que sentiu diante dos dois textos: “Na escuridão miserável” e “A Bailarina”. Ou seja, foi na comparação entre textos que alguns alunos declararam sentir pena da menina que já trabalhava aos 8 anos de idade e não podia estudar e, outra tão pequenina que nem conseguia fazer ainda os movimentos necessários para a profissão, apesar dos esforços. Enfim, o conjunto das atividades proporcionou, em muitas crianças, a reflexão sobre o tema proposto mesmo as que não tem responsabilidades de adultos. Eu acredito que esse fato esteja relacionado, além da interdisciplinaridade, com temas geradores como nos ensinou Paulo Freire. Ao contemplar temas que façam parte da realidade dos alunos (...) “por meio de uma metodologia conscientizadora, além de nos possibilitar sua apreensão, insere ou começa inserir os homens numa forma crítica de pensarem seu mundo”. Por isso, que as noções musicais também chamaram a atenção das crianças por se tratar de um tema de interresse de alguns alunos da turma.
Referência:
FREIRE, Paulo. A dialogicidade: essência da educação como prática de liberdade. In: ______. Pedagogia do oprimido. 21. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993. p. 77-120.
FREIRE, Paulo. A dialogicidade: essência da educação como prática de liberdade. In: ______. Pedagogia do oprimido. 21. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993. p. 77-120.
Um comentário:
Olá Marta!
A partir dessa semana, modificamos a legenda da planilha de acompanhamento para que vocês já fiquem cientes se devem ou não refazer a postagem, já que é necessário que façam reflexões a partir da prática trazendo argumentos ou linkando teoria com prática.
A legenda agora será RC (R= refazer e C= comentário do tutor) ou PC (P = postagem ok e C= comentário do tutor).
Aqui descreves uma situação em sala de aula e traz argumentos que embasam a aprendizagem. É exatamente este o propósito do portfólio e, portanto, não precisas refazer a postagem!
Abraços
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