Na atividade trabalhada com a poesia “A Bailarina” da autora Cecília Meireles e o texto “Na escuridão miserável” do escritor Fernando Sabino, a turma foi dividida em 4 grupos e cada integrante leu oralmente uma estofe do poema e registrou o que sentiu diante dos dois textos. No entanto, antes da leitura do poema, conversamos sobre o tipo de texto, questionei sobre a diferença entre estrofe e versos, alguns sabiam identificar no poema e diferenciar, mas a maioria estava com dúvida. Em seguida, criamos um ambiente para algumas noções musicais, visto que a poesia, nesta estrofe, rimam as notas musicais com o advérbio de lugar:”Não conhece nem mi nem fáMas inclina o corpo para cá e para lá”.Questionei: quantas e quais são as notas musicais? As respostas variaram entre 7 e 10 notas, enquanto pronunciávamos juntos os nomes das sete notas, escrevia no quadro. Depois desenhei uma pauta ( com 5 linhas horizontais paralelas) com as claves de sol e de fá, perguntei se alguém já havia percebido esses símbolos em algum lugar. Nesse momento estabelecemos diálogo em sala de aula, pois uma aluna respondeu que a cantora brasileira de Rock Pitty tem uma tatuagem no corpo com o símbolo clave do sol. Outra me perguntou se eu havia feito aulas de piano, e respondi que sim. E ela disse que percebeu porque também estuda música. Enfim, o assunto chamou a atenção dos alunos. Segundo Maturana e Zoller citado por Real ( 2004, p. 9 )“ao viver, fluímos de um domínio de ações a outro, num contínuo emocionar que se entrelaça com nosso linguagear”. Quando eu solicito a participação e questiono, eles se aproximam e ficam mais atentos, senti que no início estavam acanhados, com envergonha de falar e errar, mas agora estão mais receptivos, acredito que se deve ao fato de receberem pouco estímulo para participarem das aulas.
Essa aula iniciou com um texto sobre trabalho infantil, jogo, ilustrações em que os alunos desenharam a história, e na sistematização a atividade como o poema e noções musicais.
Essa aula iniciou com um texto sobre trabalho infantil, jogo, ilustrações em que os alunos desenharam a história, e na sistematização a atividade como o poema e noções musicais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário