domingo, 19 de abril de 2009

Diversidade na Escola: mosaico étnico-racial




Essa atividade foi realizada com uma turma de quarta série, crianças entre 9 e 13 anos de idade. Uma turma emprestada pela professora da classe.
No dia anterior a realização da atividade, solicitei aos alunos que trouxessem objetos e fotos de seus familiares que identificassem as suas origens, bem como perguntassem a seus pais sobre suas origens.
Primeiro organizamos uma exposição com os objetos, fotos e os dados escritos que os alunos trouxeram de casa. A atividade foi realizada em grupos, pois “conhecendo os outros aprendemos a nos conhecer”.

Utilizei sugestões da atividade “Trabalhando com a família” de Aracy Antunes. Organizamos a exposição, logo após observamos e comentamos sobre a melhor maneira de expor os objetos. Formamos os grupos e as crianças deram seus depoimentos. Cada integrante falou aos outros colegas, um pouco de sua vida, as diferenças e semelhanças que encontraram entre suas família e a de seu par. Depois solicitei aos alunos que através de desenhos, representassem sua família.

Para a exposição trouxeram, moedas e notas antigas, brinco, pulseira, isqueiro, até carteira de trabalho da avó, inclusive uma moeda de euro. Um aluno trouxe escrito em uma folha bem explicado: dizia que a foto tinha 40anos; origem de minha mãe alemã, pai português, bisavó africana e do bisavô português.
É preciso desenvolver mais atividades com os alunos sobre suas ancestralidade, bem como atividades que trabalhem os termos referente a cultura, nacionalidade, raça, grupos étnicos.
Para socializarmos as ilustrações, fizemos a exposição em um painel com os desenhos das famílias da turma e colocamos na parede do corredor das salas, local onde ficou visível para alunos de outras turmas das séries inicias.

Nenhum comentário: