domingo, 5 de abril de 2009

O Eu e o outro, diferenças, ancestralidade.

A partir da aula presencial de Questões Étnico-Raciais na Educação: Sociologia e História e a atividade solicitada, conduziram-me a reflexão sobre minha ancestralidade e a necessidade do resgate de valores na escola, ponto que está em baixa atualmente.
De acordo com o texto “ Em busca de uma ancestralidade brasileira” é preciso que o educador conheça sua história através de suas familias para que possam auxiliar seus alunos a conhecer sua própria história. Para resgatarmos valores humanos uma alternativa é fazer com que os alunos busquem sua ancestralidade, pois segundo Mundurucu “É preciso trazer a figura dos antepassados para dentro da escola. Trazer suas histórias, seus comprometimentos, suas angústias, sua humanidade”. Uma atividade que auxilia, é trabalhar com os alunos construções de linha de tempo, experiência que vivenciei pessoalmente construindo a minha linha de tempo, e na escola com as crianças, onde eles constríram uma linha de tempo sobre as tarefas realizadas durante o período escolar, desde a hora da entrada até a hora da saída. Atividades estas, realizadas para a interdisciplina Representação de mundo pelos estudos sociais.
Esse tipo de exercício, facilita a compreensão das duas dimensões do tempo: o físico e o social. O tempo físico possibilita a localização no tempo, situar fatos de nossa vida /ou das crianças, e o tempo histórico ou social possibilita a análise dos contextos de época. Também oportunizou que eu me conhecesse melhor através do meu olhar e pelo olhar do outro. Além disso, resgatei lembranças do meu tempo de infância na convivência com a família e com a escola.

Um comentário:

Geny disse...

Minha querida aluna Marta Cruz visitando o seu portfólio encontrei uma postagem referente aos estudos de questões Raciais. Não se esqueça de no mínimo fazer um registro semanal. O portfólio é o seu arquivo!!! Obs.: A professora Luciane vai também visitar os portfólios.
Um grande abraço,
Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS