Perguntas:
O que é, para você, o conhecimento?
Para você, como ocorre a aprendizagem?
Considerando suas respostas anteriores, como deveria ser, na sua opinião, o ensino na escola?
No primeiro questionamento, após a leitura do texto fiz uma retificação: o conhecimento não são apenas aprendizados que guardamos na memória, mas construções feitas através da ação assimiladora e acomodadora que o sujeito cria algo novo, segundo Becker “ é síntese do que existia, antes, como sujeito - originariamente, da bagagem hereditária - e do conteúdo que é assimilado do meio social “ dessa forma há acréscimos aos conhecimentos já existentes favorecendo o processo de aprendizagem. Assim é possível estabelecer na relação professor - aluno um modelo pedagógico relacional, por conseguinte, favorecendo a adoção de uma epistemologia relacional, mas cabe ao professor sugerir materiais que colaborem na exploração desse modelo. Aprendi no meu tempo de estudante dentro de uma pedagogia diretiva, onde o conhecimento é baseado na teoria empirista. Somente como aluna da graduação que me sinto envolvida na construção do ensino-aprendizagem.
No segundo questionamento proposto, o substantivo “Ação” é o principal meio para que se estabeleça a aprendizagem, pois além do estabelecimento de uma relação entre sujeito, é preciso“ação e tomada de consciência da coordenação das ações” .
Nenhum comentário:
Postar um comentário