domingo, 3 de maio de 2009

Incusão Social

Na interdisciplina de Educação de pessoas com necessidades educacionais especiais -B estamos elaborando um Dossiê de Inclusão e através das leituras vamos adquirindo informações importantes sobre o assunto.

No Brasil as mudanças mais significativas têm avançado em lei com a garantia dos direitos básicos que propiciem o bem estar pessoal, social e econômico das pessoas portadores de deficiência, mas as ações governamentais práticas, ainda estão longe de se efetivarem. Precisamos de informação e formação para que a educação inclusiva se torne realidade.

Na escola em que trabalho, algumas mudanças relativas à forma de avaliação estão partindo de iniciativas da equipe diretiva, por exemplo, quanto à situação de um aluno com Expectro de Autismo com 15 anos de idade. A partir de agora a avaliação será verbalmente, método que será adotado por todos os professores de todas as disciplinas, pois esse aluno está repetindo a quinta-série.
No momento os alunos com necessidades educacionais especiais contam o auxilio da orientadora educacional, pois a psicopedagoga que atendia na Sala de Recursos, vai se aposentar. As mudanças estão ocorrendo na prática, mas é preciso que as mesmas sejam contempladas no Projeto Político Pedagógico da escola com itens específicos referente a inclusão de alunos com deficiências de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, como garante a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394/96, “ no artigo 59, preconiza que os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos currículo, métodos, recursos e organização específicos para atender às suas necessidades”.

2 comentários:

Geny disse...

Minha querida aluna Marta Cruz seus registros são importantes nas suas produções, apresentam clareza de idéias, ricos em argumentações e também não deixa de ser uma boa reflexão nas leis da Inclusão. Deparando com as mudanças que se fazem necessárias para a adaptação de espaço físico e de profissionais especializados com que venha garantir um bom desempenho com os alunos que dependem de um atendimento especializado. Penso que não é fácil no dia a dia resolver tais problemas na Inclusão. E não podemos deixar de pensar na qualidade da educação. Perguntamos a escola está explorando as tecnologias mais eficientes, como a Internet?

Geny disse...

Minha querida aluna Marta Cruz seus registros são importantes nas suas produções, apresentam clareza de idéias, ricos em argumentações e também não deixa de ser uma boa reflexão nas leis da Inclusão. Deparando com as mudanças que se fazem necessárias para a adaptação de espaço físico e de profissionais especializados com que venha garantir um bom desempenho com os alunos que dependem de um atendimento especializado. Penso que não é fácil no dia a dia resolver tais problemas na Inclusão. E não podemos deixar de pensar na qualidade da educação. Perguntamos a escola está explorando as tecnologias mais eficientes, como a Internet?
Desejo sucesso empreendedor na sua vida particular, profissional e acadêmica.
Um grande abraço,
Profª Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS