Tutora Patrícia,
Quanto a sua sugestão em adotar rodinhas de leitura, eu já havia conversado com a minha interlocutora para organizarmos a hora da leitura, somente na semana passada que a turma 41 recebeu a caixa de livros (esses, os alunos podem levar para casa) que a escola fornece para todas as turmas. Os alunos já escolheram as histórias de sua preferência.
Semanalmente a escola propicia a “ Hora do Conto” onde a professora da biblioteca vem lendo para a turma o clássico "Romeu e Julieta" de William Shakespeare. Participei dessas aulas e observei que alguns alunos não conseguem ficar quietos o tempo todo e a professora interrompe a história até que se estabeleça o silencio novamente, tem alunos que não sabem o nome do autor do clássico, ainda falta à última parte da história. Também sugeri uma parceria com essa professora para incentivarmos os próprios alunos a contar histórias, mas ela não se mostrou disposta. Acredito que esse fato esteja atrelado a “aquisição da linguagem e seus usos através de vários sistemas representacionais e reconhecemos alguns desses sistemas como "verdadeiros" ou "mais verdadeiros" em determinadas épocas e contextos culturais”( DALLA ZEN; TRINDADE, 2002). No entanto, não podemos nos acomodar e aceitar tudo como verdade absoluta, é preciso incentivar o gosto pela leitura e nada melhor que adotar as rodinhas, e se a professora da classe responder positivamente é o que faremos daqui pra frente.
Quanto a sua sugestão em adotar rodinhas de leitura, eu já havia conversado com a minha interlocutora para organizarmos a hora da leitura, somente na semana passada que a turma 41 recebeu a caixa de livros (esses, os alunos podem levar para casa) que a escola fornece para todas as turmas. Os alunos já escolheram as histórias de sua preferência.
Semanalmente a escola propicia a “ Hora do Conto” onde a professora da biblioteca vem lendo para a turma o clássico "Romeu e Julieta" de William Shakespeare. Participei dessas aulas e observei que alguns alunos não conseguem ficar quietos o tempo todo e a professora interrompe a história até que se estabeleça o silencio novamente, tem alunos que não sabem o nome do autor do clássico, ainda falta à última parte da história. Também sugeri uma parceria com essa professora para incentivarmos os próprios alunos a contar histórias, mas ela não se mostrou disposta. Acredito que esse fato esteja atrelado a “aquisição da linguagem e seus usos através de vários sistemas representacionais e reconhecemos alguns desses sistemas como "verdadeiros" ou "mais verdadeiros" em determinadas épocas e contextos culturais”( DALLA ZEN; TRINDADE, 2002). No entanto, não podemos nos acomodar e aceitar tudo como verdade absoluta, é preciso incentivar o gosto pela leitura e nada melhor que adotar as rodinhas, e se a professora da classe responder positivamente é o que faremos daqui pra frente.
Um comentário:
Oi querida! Muito boas as leituras escolhidas e as atividades desenvolvidas. Parabéns! Qual a refelxão que você faz sobre essas atividades? =)
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