domingo, 12 de setembro de 2010

Transmissão do Conhecimento Matemático

A transmissão do conhecimento matemático, bem como em outras áreas, muitas vezes, estão firmadas em uma epistemologia empirista ou apriorista. Práticas onde o professor é detentor da verdade, decidindo como e o que o aluno deve aprender, ou seja, “o sujeito é entendido como um recipiente vazio a ser preenchido pelo objeto” nesta perspetiva necessita ser guiado, se refere à teoria que (Becker, 2001) chamou de Pedagogia Diretiva – aprendizagem centrada no papel do professor.
No entanto, a imposição de apenas um ponto de vista pode resultar em situações discriminatória, em virtude de que os conteúdos passam a não interessar ao aluno, pois a escola já não o atrai, e em conseqüência perde o interresse e pode vir a desistir dos estudos aumentando os dados estatísticos dos que abandonam a escola. Nesse sentido Piaget vem contribuir afirmando
uma escola ativa não é necessariamente uma escola de trabalhos manuais [...] A atividade mais autêntica de pesquisa pode manifestar-se no plano da reflexão, da abstração mais avançada e de manipulações verbais, posto que sejam espontâneas e não impostas com o risco de permanecerem parcialmente incompreendidas (1976, p.74).

Interdisciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia – Eixo II
Estudo da Epistemologia Genética de Jean Piaget.
Epistemologia Genética
http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/material_mec/eixo2/psicologiai/pead-psico/epistemologia-genetica/c10.htm ( Acesso: 12 set. 2010)

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