domingo, 26 de setembro de 2010

Informática na Educação

No intuito de relatar minha evolução no EAD, busquei no eixo- I aprendizagens referentes ao uso do computador na educação nas Interdisciplinas Seminário Integrador, Escola, Cultura e Sociedade - Abordagem Sociocultural e Antropológica, Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação. A dinâmica estabelecida entre os conteúdos das interdisciplinas proporcionou um melhor entendimento das possibilidades de exploração do computador como ferramenta importante não só na educação, mas também para o cotidiano. Ao iniciar o curso, só utilizava o computador para fazer pesquisa na internet, estes aprendizados iniciais formaram a base para que eu pudesse ao longo dos estudos ir conhecendo outras possibilidades como de autoria e publicação na web . Nestas aulas, aprendi a fazer e a conhecer o potencial de utilização blogs e a interagir com os colegas através dos ambientes de aprendizagens propostos pelo curso. Adquiri o hábito diário de utilizar essa ferramenta, seja para realizar as atividades (ler, produzir textos) ou utilizar meios de comunicação como: MNS, E-mail e Skype, para contatos com a comunidade estudantil ou com meus familiares que residem em outros estados do país.

Trago um recorte de uma postagem que realizei na interdiscplina ESC2 - Comentários de visitas aos blogs em 2006:
http://vamosblogarbr.blogspot.com/ Em visita a este blog observei que o conhecimento é compartilhado sobre tecnologias educacionais informatizadas, blog colaborativo para divulgação e reflexões, projetos que incluem e estimulam o uso da tecnologia na educação. Também, possui endereços de sites educacionais, bem como projetos como o Zaptlogs Interdisciplinar, além de outros blogs propiciando um ambiente para a aprendizagem cooperativa.

Segundo a Teoria da atividade Verbal [Koch, 2004], “possibilita o embasamento de atividades escolares que prevililegiem o uso do computador, fundamentadas vias interações sociais, contribuindo para o processo de desenvolvimento lingüístico e cognitivo. E, por considerar-se a escrita e a leitura como formas de desenvolvimento da linguagem, nas diferentes instâncias do processo educacional, o uso dos blogs na educação, mediada dos professores, adultos mais experientes, podem contribuir para o acesso aos bens culturais preconizados por Vygotsk”.

Aprendizados importantes, pois na ocasião de meu estágio, na realização dos projetos de aprendizagens dos alunos desenvolvidos no Laboratório de informática, utilizamos o ambiente da web, PBworks para o desenvolvimento dos trabalhos em grupos e virtude de alguns obstáculos, principalmente referentes a problemas técnicos do laboratório e dificuldades de acesso aos PBworks, a alternativas foi passar as instruções para dois grupos criarem blogs. Os PAs dos alunos com a utilização dos blogs estão no end: http://projetosdaturma.pbworks.com/.

4 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patrícia_Tutora PEAD disse...

Que bom Marta que hoje consegue perceber esta evolução em sua caminhada... isso é ótimo,passaste por um processo de inclusão digital.

E em sala de aula? Como você se sente em relação ao uso da tecnologia?

Bjs

Marta Cruz disse...

Tutora Patrícia,
Sabemos que os alunos estão inseridos em uma sociedade digital, recursos como: telefone celular, calculadora, televisão, rádio, o computador entre outros, estão incorporados ao nosso cotidiano, senão todos, alguns. Além disso, em muitas escolas o laboratório de informática já é uma realidade, mas as tecnologias em geral são muito poucos explorados em sala de aula. Por ocasião de meu estágio, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma forma lúdica de produção textual aliando arte e escrita, os alunos assistiram “Alvin e os Esquilos”. E a partir do filme elaboram uma história em quadrinhos, sendo que a maioria ilustrou a apresentação do show das esqueléticas cantando. No laboratório de informática com os jogos que estamos utilizando, os alunos estão motivados demonstrando interresse na aprendizagem de conteúdos matemáticos em sala de aula. Na primeira sessão experimental alguns utilizaram a calculadora para realizarem as operações matemáticas com o jogo Brain Spa - Visual Memory. Mas, ainda me sinto insegura na utilização das tecnologias, percebo que é preciso avançar nesse sentido, buscar inovações nas práticas e entender o papel das tecnologias no processo ensino aprendizagem, tanto que neste semestre estou cursando a Interdisciplina Mídias e Tecnologias Digitais em Espaços Escolares.
Bjs

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Que bom Marta, este é caminho! Bjs