domingo, 19 de setembro de 2010

Jogo e o Lúdico

O referencial teórico a seguir está disponível na interdisciplina Ludicidade e Educação - Eixo III. Para nortear o TCC a questão de investigação trata de como os jogos computacionais podem ser empregados como elementos facilitadores do aprendizado matemático. Além de estimular o raciocínio lógico, os jogos abrem possibilidades para o lúdico tornando o aprendizado mais prazeroso e interessante para os alunos.
Nesse contexto Neusa Sá (apud Freinet, pg.304) vem reforçar com o conceito de dimensão lúdica que os jogos podem assumir

(...) um estado de bem-estar que é a exacerbação de nossa necessidade de viver, de subir e de perdurar ao longo do tempo. Atinge a zona superior do nosso ser e só pode ser comparada à impressão que temos por uns instantes de participar de uma ordem superior cuja potência sobre-humana nos ilumina.

Os jogos simulam situações que fazem parte da vida dos seres humanos. Contemplam regras e estratégias e favorecem a ousadia. Além disso, as crianças podem aprender com os erros, em nossa existência, também não seremos eternos vencedores, em muitas situações teremos que saber lidar com a derrota, mas ao mesmo tempo, pode ser uma forma prazerosa de aprender os conteúdos desde que sejam planejados pelos educadores com esse intuito.

SÁ, NEUSA M.C. O lúdico na ciranda da vida adulta. São Leopoldo-RS, 2004. Dissertação de mestrado, Programa de pós graduação em educação, Unisinos. Disponível em ( http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo3/ludicidade/neusa/conc_de_jogo.html)Acesso: 19 set. 2010.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Muito bom Marta, ótima postagem! Você chegou a analisar um jogo on-line? Já utilizou com seus alunos? Facilitou o aprendizado?

Abraços