quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Tema norteador do TCC

A proposta inicial que sugeri de investigação para o Trabalho de Conclusão de Curso, estava voltada para a reflexão relacionada à revisão de conteúdos de matemática na semana que antecedera à avaliação trimestral em cumprimentos a normas avaliativas da escola, bem como de observações no ambiente escolar na utilização do laboratório de informática.
Na revisão do conteúdo das etapas da divisão em contas armadas, organizamos grupos em que os colegas com maiores dificuldades seriam auxiliados por outros que já demonstram maior domínio. No entanto, constatei que os alunos estão acostumados com exercícios que contemplam soluções que foram previamente ensinadas, tanto que um colega quando auxilia o outro, pratica a mesma ação fornecendo as respostas. Enfim, é preciso contemplar situações em que os alunos possam ser desafiados, que cometam equívocos. Segundo as operações de pensamento formuladas por Raths (1977), “[...] planejamento está fundamentado em objetivos que buscam ultrapassar a simples memorização, voltando-se para a mobilização de diferentes operações de pensamento”. Tanto que, após a avaliação, iremos trabalhar com desafios de lógica entre outros exercícios, nos quais as crianças possam estabelecer comparações e desenvolverem estratégias para soluções de problemas envolvendo situações de seus cotidianos, aprendizagens da Interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática.
Por um lado, acreditava que teríamos disponibilidade para trabalharmos conteúdos envolvendo a área de matemática no laboratório, mas os momentos destinados à utilização do ambiente foram em torno de 45 minutos semanais sendo aproveitados para os Projetos de Aprendizagens dos alunos. Além disso, das 10 semanas, três não utilizamos em virtude dos problemas técnicos.
Outro aspecto a ressaltar é referente à forma de como os professores dos primeiros anos do ensino fundamental estão explorando esse espaço. Observei durante o estágio que alguns alunos, de outras turmas, utilizavam o computador para jogos e acesso a internet, mas fiquei me perguntando: são atividades planejadas com intuito pedagógico? Enfim, a pergunta inicial que havia proposto ficou abrangente. E de acordo com as orientações que recebemos em aula presencial é necessário escolher e delimitar o tema, em virtude disso, ainda não defini a pergunta para nortear o TCC o que está me deixando apreensiva, mas estou tentando elaborar com base nesses relatos.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Marta,

Teu tema é muito interessante e tens bastante material do teu estágio para compreenderes a questão.

Abraços