domingo, 2 de novembro de 2008

Espaços para a Construção de uma Escola Pública Democrática

Ao realizar a atividade de sobre “as relações necessárias entre o PPP e o Regimento Escolar para que se transformem em espaços de construção de uma escola democrática”, é possível inferir, através dos textos e a realidade escolar, que temos muito a evoluir nesse campo. Como bem define atual LDB no Artigo 12, Inciso I: as instituições de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica, mas apesar dos mais de dez anos de sua promulgação, ainda representa algo novo para as escolas e para os profissionais da educação. É preciso valorizar essa conquista de autonomia através do PPP seguindo as regras associadas ao direito a educação contempladas na LDB, além do que, ao definirmos a organização do PPP devemos considerar as duas dimensões: a Política e a Específica para que o discurso político fique em conformidade com a operacionalização do projeto pedagógico.
Já o Regimento deve contemplar a transparência sobre a funcionalidade, concepções e princípios. Além disso, é através de decisões claras e objetivas para expressar o PPP que a escola estará abrindo espaços para a prática de uma verdadeira democracia. Mas, é preciso sair do fosso como diz Bernard “ A situação real das escolas é marcada por fortes contradições, que levam frequentemente à existência de um grande fosso entre o discurso político que sustentam e as práticas efetivas”
Enfim, sabermos as relações necessárias entre o PPP e o Regimento Escolar para que as escolas se transformem em espaços de construção de uma escola democrática não e o suficiente, além disso, é necessário que a democracia seja praticada e vivenciada por todos os segmentos que envolvem a educação.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Marta o trabalho em grupo na construção do PA esta maravilhoso,
Nós do Seminário Integrador estamos orgulhosos de sentir o crescimento no desenvolvimento do grupo como um todo, vocês estão extrapolando as expectativas, meus parabéns! Excelente trabalho.
Um grande abraço,
Professora: Geny Schwartz da Silva
Tutora – Seminário Integrador
PEAD/FACED/UFRGS