Como última atividade da disciplina Organização e Gestão do Ensino Fundamental, realizamos uma Reflexão sobre os conteúdos contemplados no semestre.
Como foi possível inferir através das leituras e da realidade escolar que muitas práticas da gestão ainda contemplam elementos patrimonialista, apesar da Gestão Democrática do Ensino Público ter se tornado princípio constitucional em 1988. Também, alguns estados como São Paulo e Rio de Janeiro adotam concurso público para diretores, o que gera entraves na vivência da democracia. Temos que fazer uso dos facilitadores da gestão democrática contemplados em lei como a eleição de diretores, Conselhos Escolares e agremiações.
Um instrumento fundamental que deve ser explorado na Gestão Democrática é o Projeto Político pedagógico, pois além de ser um programa de organização da gestão é um projeto de sociedade, de valores fundamentais. Na tradução de vida coletiva da escola é necessário reformulá-lo considerando as especificidades como defende Bernard Charlot, para que os valores políticos sejam condizentes com o programa político. E para tornar transparentes a funcionalidade, princípios, concepções é fundamental o registro no regimento Escolar. Documento necessário para deixar claro, as diretrizes orientadoras, assim não haverá dúvidas sobre os procedimentos a serem adotados, gerando um clima de segurança no ambiente educacional. Tanto o PPP como o Regimento devem contar na sua elaboração e concretização com a participação de toda a comunidade escolar. Mas, observa-se que ao elaborar o PPP, bem como Regimento a escola contempla na teoria procedimentos democráticos como: “utilizar o diálogo como forma de mediar conflitos e tomar decisões coletivas”, e a “avaliação será diagnóstica e investigava levando em conta a diversidade”, por outro lado, a escola acolhe alunos que vêm de sistemas ciclados (a escola adota o sistema de organização curricular seriado) estes na maioria das vezes, encontram dificuldades para se adaptarem ao novo contexto escolar, ocorrendo reprovações por 3 ou 4 anos consecutivos. Entretanto, para promover ensino de qualidade à gestão democrática deve contemplar o trabalho cooperativo e associativo na tomada das decisões, mas para isso é necessário mudanças nas práticas, pois muitas opiniões geram conflitos e muitas vezes para se evitar tal situação, evita-se o compartilhamento das mesmas.
Como foi possível inferir através das leituras e da realidade escolar que muitas práticas da gestão ainda contemplam elementos patrimonialista, apesar da Gestão Democrática do Ensino Público ter se tornado princípio constitucional em 1988. Também, alguns estados como São Paulo e Rio de Janeiro adotam concurso público para diretores, o que gera entraves na vivência da democracia. Temos que fazer uso dos facilitadores da gestão democrática contemplados em lei como a eleição de diretores, Conselhos Escolares e agremiações.
Um instrumento fundamental que deve ser explorado na Gestão Democrática é o Projeto Político pedagógico, pois além de ser um programa de organização da gestão é um projeto de sociedade, de valores fundamentais. Na tradução de vida coletiva da escola é necessário reformulá-lo considerando as especificidades como defende Bernard Charlot, para que os valores políticos sejam condizentes com o programa político. E para tornar transparentes a funcionalidade, princípios, concepções é fundamental o registro no regimento Escolar. Documento necessário para deixar claro, as diretrizes orientadoras, assim não haverá dúvidas sobre os procedimentos a serem adotados, gerando um clima de segurança no ambiente educacional. Tanto o PPP como o Regimento devem contar na sua elaboração e concretização com a participação de toda a comunidade escolar. Mas, observa-se que ao elaborar o PPP, bem como Regimento a escola contempla na teoria procedimentos democráticos como: “utilizar o diálogo como forma de mediar conflitos e tomar decisões coletivas”, e a “avaliação será diagnóstica e investigava levando em conta a diversidade”, por outro lado, a escola acolhe alunos que vêm de sistemas ciclados (a escola adota o sistema de organização curricular seriado) estes na maioria das vezes, encontram dificuldades para se adaptarem ao novo contexto escolar, ocorrendo reprovações por 3 ou 4 anos consecutivos. Entretanto, para promover ensino de qualidade à gestão democrática deve contemplar o trabalho cooperativo e associativo na tomada das decisões, mas para isso é necessário mudanças nas práticas, pois muitas opiniões geram conflitos e muitas vezes para se evitar tal situação, evita-se o compartilhamento das mesmas.
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