segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Reflexão sobre os Profissionais da educação

Na atividade da interdisciplina Organização e Gestão da educação – aula 5 foi um momento importante para reflexão sobre os profissionais da Educação.
Tomando como base a carreira dos educadores mais antigos, em relação ao Plano de Carreira do Magistério Público Estadual, a Lei no que se refere às promoções tanto por merecimento quanto por antiguidade não está sendo comprida, pois não promove os trabalhadores da educação nas classes D e E o que implica na não abertura de vaga da classe A e B. Mas é preciso qualificação profissional para aumentar um pouco o salário de acordo com lei e como o MEC oferta através das universidades públicas, Estaduais e Municipais a formação continuada, é o que estou vivenciando no PEAD, mesmo o curso sendo na modalidade a distância está possibilitando um ótimo nível de formação acadêmica, pois temos uma equipe multidisciplinar qualificada que nos fornecem materiais de qualidade. Com o desenvolvimento das atividades estou desenvolvendo um olhar mais crítico e consigo visualizar as distorções que há, entre o discurso teórico democrático que permeia a escola e a verdadeira prática da educação.
O Piso Salarial Nacional de R$ 950,00 é razoável para corrigir disparidades regionais e compensar a maior responsabilidade adquirida por meio dos processos de descentralização, onde houve a conquista de maior autonomia dos educadores, mas em conseqüência o aumento das responsabilidades. Sou sindicalizada e através das leituras e da realidade acredito que no momento o Sindicato esteja passando por uma fase de descrédito, tanto pelos “processos de reestruturação produtiva, com diminuição do trabalho formal e regulamentado” quanto por falta de retorno efetivo das reivindicações da categoria, essa situação não pode ser atribuída somente ao sindicato, mas a falta de diálogo, participação e engajamento dos profissionais da educação.

Nenhum comentário: