sábado, 16 de outubro de 2010

Na volta aos eixos, busquei nas Interdisciplinas Psicologia da Vida Adulta e Seminário Integrador minha evolução nas aprendizagens. Visitando o primeiro Projeto Temático que desenvolvemos em grupo no período de 03/10/a 18/11/2008 com o Tema Estatuto do Idoso, percebo que poderia ter colaborado mais com as colegas do grupo principalmente nas primeiras etapas como justificativa e objetivos. Averiguei que não participei do fórum de discussão, além disso, enfrentei dificuldades operacionais com o servidor PBworks, por exemplo, não sabia editar no side Bar, dificuldade de acesso, não compreendia os procedimentos autorização para logar. Mas por outro lado, com as propostas dos Projetos de Aprendizagens da interdisciplina do Seminário Integrador desenvolvidos neste ambiente fui gradativamente superando estas dificuldades e compreendendo a propostas dos PAs, pois o aluno “precisa aprender a entregar-se com alegria à aventura de soltar a imaginação e a inteligência para criar e construir o novo, sempre disposto a reconstruir, na medida em que entende a relatividade do produzido” (MAGDALENA e COSTA, pg. 93, 2003), a partir de então, minha participação foi de cooperação com o grupo. ( os respectivos trabalhos constam na Lista de Links do Blog).
Afinal, aprendizados que serviram de subsídios para que no estágio possibilitassem a criação de Projeto de Aprendizagem explorando o ambiente Pbworks. Essa proposta com os alunos permitiu a participação ativa em vários momentos à medida que oportunizou a escolha dos temas de seus interesses, o conhecimento e o manuseio de uma nova ferramenta, as pesquisas em sites por alguns grupos para encontrarem respostas as suas dúvidas e certezas, ou mesmo pesquisas relacionadas à pergunta investigativa de seus projetos.
Revisitando os Projetos de Aprendizagem, em tempos de web 2.0
Iris Elisabeth Tempel Costa1 e Beatriz Corso Magdalena1
Faculdade de Educação/PEAD - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre – RS – Brasil.

Nenhum comentário: